Eles quase não têm sono, defendem o território em que vivem e fazem barulho quando algum estranho se aproxima. Justamente por conta desse comportamento que um casal de gansos foi escolhido para reforçar a equipe de segurança de um loteamento residencial em Sorocaba (SP). Desde fevereiro eles ficam soltos, "fazendo ronda" pelos jardins das residências, áreas verdes e no espaço de convivência. O casal de "funcionários" tem tanto prestígio que ganhou até um lago artificial, onde fazem o merecido descanso.
As aves, que não se desgrudam, têm conquistado a confiança dos moradores e até mesmo de feirantes que trabalham uma vez por semana no local. De acordo com o presidente da associação do condomínio, Marcelo Oliveira Rosado, a decisão de incorporar as aves ao convívio dos moradores foi tomada em conjunto com a diretoria e o conselho deliberativo.
Panfletos foram distribuídos antecipadamente para informar sobre a chegada dos gansos e o setor de Zoonoses da cidade foi ao local. “Eles inclusive elogiaram a iniciativa”, diz. Rosato afirma que a intenção é chegar a ter seis gansos no "quadro de funcionários". "As aves têm seis meses, são dóceis e estão se adaptando ao ambiente."
Controle biológico
A ideia de colocar as aves surgiu depois que o engenheiro Rodolfo Antônio Alves encontrou três escorpiões dentro de casa. “Tenho dois filhos pequenos e comecei a procurar o que podia fazer para combater os escorpiões. Dedetizamos a casa, mas isso só combateu as aranhas, que são alimentos dos escorpiões. Então falaram que as galinhas d'angolas são boas nisso e resolvemos testar.”
Após uma reunião com os demais moradores do condomínio, Alves se propôs a comprar seis galinhas e ficar responsável pelo tratamento das aves. Em pouco tempo, cerca de dois meses, a iniciativa tem dado resultados. O engenheiro conta que já viu as galinhas disputando aranhas e a expectativa é diminuir o número de insetos, contando também com o apoio de todos os vizinhos.
"Há várias construções no condomínio e pedimos que evitem o acúmulo de entulhos, porque os escorpiões buscam locais assim, principalmente com madeira, para se esconderem. Sabemos que é inevitável acumular alguns materiais, mas esperamos que não deixem muito." Quanto aos pets que vivem no loteamento, ele conta que a convivência tem sido tranquila, até mesmo porque os cães e gatos estão sempre acompanhados dos donos e usam coleiras.